Tectonismo: Orogênese e Epirogênese
A movimentação das placas podem ser divididas em orogênese, que é quando essas forças são horizontais, ocorrendo em áreas instáveis da crosta e em epirogênese,que é quando as forças do interior da Terra são verticais, com ocorrência em áreas estáveis da crosta.
A orogênese pode dar origem à grandes cadeias de montanhas, cordilheiras e além disso, ela provoca o surgimento de vulcões e falhas geológicas, grandes responsáveis pelos terremotos. Isso pode afetar grandemente a sociedade. Por exemplo, o acontecimento de um terremoto, que não só pode, mas vai afetar, em grande proporção, toda a dinâmica do local onde esse fenômeno ocorreu, além dos danos que vai causar nesse local.
![]() |
Esquema ilustrativo da orogênese, em que o atrito entre duas placas provoca dobramentos geológicos, com falhas e vulcanismos. |
![]() |
Formação de relevo provocada por movimentos orogênicos |
A epirogênese provoca a elevação da altitude sem dobras ou sem falhas, ou provoca o rebaixamento das altitudes em um determinado relevo. Que também, sem dúvidas, afeta em grande proporção uma população de determinado local.
Com isso, pode-se concluir que o tectonismo afeta grandemente a população da Terra, suas atividades, seu modo de viver, sem falar que quando causa efeitos catastróficos pode "acabar" a população de um local por um espaço de tempo, como ocorreu no Japão quando teve um tsunami, no ano de 2011.
Efeitos catastróficos causados pela movimentação das placas - Tsunami no Japão, 2011. |
Fontes:
http://www.coladaweb.com/geografia/tectonismo
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/orogenese-epirogenese.htm http://www.gen22.net/2011/03/video-tsunami-jepang-2011.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário